Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

A música do Serralves em Festa 2015 - Mark Ernestus's Ndagga Rhythm Force

Mark Ernestus é mundialmente conhecido como o fundador da mítica loja de discos Hard Wax, que em 1989 lançou as fundações da cena da música eletrónica de dança em Berlim.

Enquanto criador, começou como metade do duo Basic Channel a trabalhar um som híbrido, entre o techno e o dub, continuando depois a expandir a vertente reggae do trabalho com o projeto Rhythm & Sound.SERR-Mark Ernestus's Ndagga Rhythm Force.jpgO duo fundou também o influente estúdio de gravação de vinil Dubplates & Mastering.

Já os ouvintes mais ligados ao espectro da World Music terão ouvido falar de Ernestus pelas suas remisturas de músicas do arquiteto do Afrobeat, Tony Allen, e dos rockers de Kinshasa, Konono No.1, ou pela compilação dedicada ao Shangaan Electro da África do Sul, que ajudou a produzir.

Discretamente, Ernestus tem alimentado um interesse particular pelos Mbalax e Sabar, géneros de música de dança popular no Senegal e na Gâmbia, marcados pela percussão fulgurante no sabar, nos talking drums e pelos sintetizadores a imitar marimbas. Esta investigação conduziu-o a sessões de gravação com vários músicos daquela região sendo a secção rítmica base realizada pelos percussionistas de sabar do clã Jeri-Jeri.

Entretanto, o projeto evolui para se consolidar num grupo mais pequeno de músicos com quem Ernestus intensificou a colaboração, realizando tournées pela Europa e gravando novos temas. Ultrapassando limitações e expectativas iniciais, o grupo tem revelado a sua enorme força e energia ao vivo em festivais e clubes europeus. À incrível presença em palco do cantor/MC Mbene Diatta Seck, do mestre de talking drums Modou Mbaye e da bailarina Wore Mboup, juntam-se personagens veteranas como o tocador de sabar Bada Seck, o guitarrista Assna "Ndoye” Cisse, que tocou ao lado de Baaba Maal durante 30 anos, e outras figuras emergentes da cena de Dakar.

 

Serralves em Festa (Prado)

31 maio 2015 | 19.00h