Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Agenda: Amália renasce em Alfama.. pela arte de Vhils

O rosto de Amália Rodrigues está definitivamente gravado no bairro de Alfama, em pelo coração de Lisboa. Criado pelo artista de arte urbana Alexandre Farto, que assina como Vhils, em colaboração com a Escola de Calceteiros da Câmara de Lisboa, o rosto da fadista foi executado integralmente em calçada portuguesa e instalado na Rua de São Tomé.am01.jpgA peça, denominada “Calçada”, num tributo à fadista, foi inaugurada ontem, dia 2 de julho.

al02.jpgFernando Medina, presidente da autarquia, lembrou, que “o fado faz parte da nossa cultura”, da tradição portuguesa, e que é importante constatar que “é a nova geração” que “presta tributo a Amália”. O edil endereçou “uma palavra particular aos calceteiros” da câmara, frisando “o orgulho que temos pelo trabalho que desenvolvem todos os dias na nossa cidade”.

Ruben Alves, que lançou o desafio a Vhils, mostrou-se emocionando com o resultado final, agradecendo “o trabalho titânico dos calceteiros de Lisboa... uns artistas..uns artistas de Lisboa.. este chão de Lisboa é pura arte”.am03.jpgO desafio para criar o rosto da fadista em calçada portuguesa surgiu quando Ruben Alves idealizava a capa do disco “Amália, As Vozes do Fado”, que será lançado no próximo dia 17 de julho. Ruben lembrou-se que “o fado é uma música urbana que nasceu nas ruas”, tal como o trabalho do conhecido street art Vhils.

 

Texto: Sandra Duarte Pinho

Fotografias: CML