Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Agenda: "Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português"

Mais de 21 mil pessoas já visitaram a exposição "Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português", que foi inaugurada a 16 de maio no Museu Nacional de Arte Antiga.

1439566206.jpgJosefa de Óbidos (Sevilha, 1630 - Óbidos, 1684) é o alicerce desta grande exposição que nos desvenda, em oito núcleos, o Barroco português. Mais de 130 peças (pintura, escultura e artes decorativas) vindas de várias instituições nacionais e internacionais, como os museus do Prado e de Bellas Artes de Sevilha, o Mosteiro do Escorial e de inúmeras coleções privadas, portuguesas e estrangeiras, compõem uma mostra inovadora, que o Museu Nacional de Arte Antiga, em parceria com a Ritmos, preparou para o verão de 2015

 

Revisitar a obra de Josefa, pintora responsável por algumas das imagens mais reconhecíveis da História da Arte portuguesa, tem várias justificações. Mostrar a um novo público as suas pinturas, muitas em coleções privadas, e voltar a interrogar essas obras à luz dos contributos críticos entretanto colhidos, em exposições nacionais e internacionais onde a presença da pintora foi particularmente forte, são apenas algumas. Afastar de Josefa o mito da artista curiosa, porém provinciana, e apresentá-la como uma mulher emancipada e culta, cuja fé reflete a espiritualidade do século XVII, e como o mais eficaz e reputado expoente do Barroco português no ciclo que se seguiu à Restauração, é outro dos objetivos.

 

A exposição decorre até 6 de setembro, de terça-feira a domingo, entre as 10h e as 18h.