Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Cândido Lima no Understage do Rivoli…

Pioneiro em Portugal da música por computador, foi o primeiro compositor português a utilizar em simultâneo, entre outros meios, computador, electroacústica e orquestra.

DEZ2016_BANNERS_SITE__01

Diplomou-se em Piano e Composição nos Conservatórios de Música de Lisboa e Porto e em Filosofia e Humanidades na Faculdade de Filosofia de Braga. Doutorado pela Universidade de Paris I - Sorbonne, estudou composição com Xenakis, Stockhausen, Ligeti, Pousseur e Boulez e direcção de orquestra com Gilbert Amy e Michel Tabachnik. Estudou Electroacústica e Informática Musical nas Universidades de Vincennes e Panthéon-Sorbonne, tendo estagiado no IRCAM e no CEMAMu. É professor de composição na Escola Superior de Música do Porto, é diretor do Grupo Música Nova, do qual foi fundador em 1975.

 

Colaborou na imprensa, televisão e rádio e com o Ministério da Educação em reformas no ensino da música. Foi responsável pela visita de alguns grandes músicos a Portugal, como o “Encontro com Xenakis” no Porto, no Cinema Trindade, em 1973. Apresentou com Xenakis, em Lisboa, o UPIC/CEMAMu. Cândido Lima, regressa ao Rivoli para reinterpretar uma das suas composições mais celebradas (Oceanos), decorridas que foram três décadas da sua estreia, precisamente no Teatro Rivoli. 

 

Teatro Rivoli / Understage (Porto)

16 de Dezembro 2016 | 23.30h