Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Channel One estreiam-se em Lisboa este Sábado

A selecção musical dos Channel One, activos desde 1979, vai ser amplificada através das colunas caseiras dos Simply Rockers Sound System, naquela que será uma especialíssima selecção do reggae clássico ao steppa, tocado, como sempre, com um único giradiscos e as habituais sirenes e delays. Ras Kayleb complementa com palavras a selecção de Mikey Dread que vai do Ska, ao Reggae Dub passando pelo Rocksteady até ao Steppa mais actual.

O sistema de som será afinado, com a selecção do Ernesto Honesto e com as vibrações do Natty Fred e do Joydan nos microfones.

channel-one.jpgEm 1979, Mikey Dread (selector e operador) e o seu irmão Jah T (cantor) começaram a tocar nas chamadas “blues parties” e em várias sessões e bailes de bairro em Inglaterra, sempre sob o olhar atento do seu pai, dono e operador do famoso Admiral Bailey Sound. E quando chegou a altura de fazerem o seu próprio sistema de som eles escolheram o nome Channel One em jeito de homenagem à lendária editora jamaicana com o mesmo nome. Inspirados pela crença de Bob Marley, que acreditava na união das pessoas através da música reggae, Mikey Dread foi introduzindo a música Reggae Dub a cada vez mais e mais pessoas e começou então a viajar para tocar a sua música em festas um pouco por toda a Inglaterra.

 

Sendo a principal missão dos Channel One derrubar barreiras através da música Reggae, eles continuaram a lutar para espalhar a mensagem em vários festivais em diferentes países, levando a sua sonoridade única à Austrália, Nova Zelândia, Jamaica, Israel, Turquia e um pouco por toda a Europa. Há uns anos, o irmão Jah T tornou-se manager do projecto, e a dupla passou a ser Mikey Dread (selector) e Ras Kayleb (cantor). Hoje em dia os Channel One viajam pelo mundo inteiro para tocar, têm residência em Londres no Village Underground e contam também com mais de 30 anos de Notting Hill Carnival, em Londres, aliás a esquina onde montam o sistema de som é uma das mais concorridas deste que é o maior festival de rua da Europa e que celebra a música das caraíbas todos os anos no mês de Agosto.

 

No ano passado, os Channel One e o produtor Mad Professor comemoraram os 60 anos da cultura sound system com uma digressão por Inglaterra e ainda este ano vai sair um álbum fruto desta colaboração intitulado “Mad Professor meets Channel One Sound System” através da editora de Mad Professor, a Ariwa Sound.

 

Musicbox (Lisboa)

4 de Junho 2016 | 23.00h