Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Depois da Casa da Música… Retimbrar revelam próximos voos

Cantam bombos, chocalham tréculas, rufam guitarras, dedilham vozes. O arraial que se comemora é imaginário. A cultura vive, recria-se e transforma-se, fica mais forte na nossa imaginação e nas nossas mãos ganha forma o invisível. A vida traduz-se em ritmo e em jogo. Bebemos em várias fon­tes, é essa a nossa força transportando com ela a vontade de partilhar e de unir. É p’ra quem quer, não p’ra quem pode!

Retimbrar - foto promo 02 Egidio Santos.jpgphoto: Egidio Santos

 

Os Retimbrar são um colectivo musical do Porto com um trabalho de exploração de ritmos, canções e instrumentos tradicionais portugueses, que resulta num reportório misto de originais e reinterpretações. É fundamental para o grupo o desígnio de conhecer e dar a conhecer a herança popular e cultural portuguesa.

Nos Retimbrar o que se faz é música para todos! Atuam com liberdade para que o prazer se renove e a tradição não envelheça.

O grupo foi fundado em 2008 por Andres ‘Pancho’ Tarabbia, percussionista uruguaio radicado em Portugal, a quem se juntou António Serginho que entretanto co-assumiu a coordenação e a liderança do grupo. Entre 2010 e 2012, a Casa da Música acolheu os Retimbrar nos projetos do Serviço Educativo.

 

A experiência adquirida nos diferentes contextos em que têm estado ativos, permitiu-lhes encontrar diferentes performances ajustáveis à natureza de cada momento, da rua ao palco, da oficina ao concerto. Os Retimbrar pretendem agora lançar-se a novos desafios, apelar ao contínuo desenvolvimento da cultura musical popular e criar uma escola ao serviço da comunidade

Retimbrar - foto promo 05 Egidio Santos.jpgphoto: Egidio Santos

 

Depois de terem levado mais de 1000 pessoas à Casa da Música para assistir aos espectáculos de lançamento do disco ‘Voa Pé’, os Retimbrar partem agora para uma série de apresentações de norte a sul do país.

 

22 Maio 2016 – Espaço Batucada Radical, Porto

25 Maio 2016 – Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim

27 Maio 2016 – Festival Rádio Faneca, Ílhavo

8 Julho 2016 – Noites na Nora, Serpa

30 Julho 2016 – Folk Celta, Ponte da Barca