Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Festivais: Lisboa Mistura 2015

Sons, sabores, artes, palavras e culturas do mundo misturam-se durante cinco dias no Largo do Intendente. A programação inclui música, encontros gastronómicos, arte com concertos, palestras e debates.lisboa_mistura.pngO Lisboa Mistura regressa em 2015 para 5 dias de sons, sabores e culturas que fazem dele já uma referência incontornável da celebração da diversidade cultural da capital.

Integrado nas Festas de Lisboa, o Lisboa Mistura assume-se como a festa intercultural dentro da grande festa da cidade, um evento que se quer como expressão da pluralidade que reforça o ADN lisboeta, fazendo lembrar ao Mundo como a curiosidade e abertura de espírito são tão necessárias para abraçar as diferenças que nos unem.

De 17 a 21 de junho, o Largo do Intendente e a Freguesia de Arroios são o palco feito à medida do Lisboa Mistura, transformando-se no epicentro da grande festa que privilegia o encontro e troca de experiências de diferentes quadrantes e culturas ao receber um vasto programa de música, encontros gastronómicos e arte com concertos, debates e palestras.

E se há festa, há música, as primeiras confirmações da edição deste ano são os concertos de Ibibio Sound Machine, projecto exuberante da anglo-nigeriana Eno Williams, o mesmo que mistura na perfeição a electrónica, os ritmos latinos e os sons africanos numa proposta que promete deixar frenéticos todos os que se deixarem contagiar e que serão todos os que assistirem, e Hugh Masekela, virtuoso trompetista, nome maior da música sul africana, uma das mais activas vozes políticas daquele país.

 

Num momento de grande dinamismo em que a cidade respira positivas contradições e desafios que, embora globais, são intensamente íntimos, o Lisboa Mistura confirma a sua vontade de reflectir a vivência urbana local fazendo a ponte com o mundo, oferecendo à cidade cinco dias de festa social e culturalmente consciente de forma totalmente gratuita.

Ao mesmo tempo, quer-se reforçada a ideia de que a Mistura e a comunicação de valores humanos para a harmonização de diferentes culturas é uma acção eminentemente política, não das “partes”, mas de toda a comunidade lisboeta.

O Lisboa Mistura é uma iniciativa da associação Sons da Lusofonia com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC.

 

Largo do Intendente (Lisboa)

17 a 21 de junho