Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Festivais: Mini NOS Primavera Sound

Na sua quarta edição, o NOS Primavera Sound decidiu alargar o conceito do festival ao público infantil com a organização do MINI NOS Primavera Sound. Na edição passada, este conceito veio ao encontro de necessidade do festival ter um espaço totalmente dedicado às crianças que o visitavam. Com base no sucesso desta iniciativa, a organização apresenta este novo evento complementar ao festival, proporcionando um dia de concertos de entrada livre para toda a família.

 

O MINI NOS Primavera Sound, que tem lugar no dia 24 de Maio, domingo, no Parque da Cidade, vai contar com os concertos de B Fachada, Clã e Noiserv. Para além dos concertos, haverá igualmente outras actividades didáticas sempre com a música como pano de fundo. Casa da Guitarra, Holy Nothing & Rui Monteiro, Melopeia e Missom Baquetas vão ser os protagonistas de workshops, jogos e outras experiências enriquecedoras que vão tornar este dia inesquecível.

A pensar na comodidade e bem estar das famílias, o MINI NOS Primavera Sound conta com o Espaço Conforto, uma tenda onde pais e filhos podem repousar e conviver abrigados do sol. Os carrinhos de bebés, os triciclos e as bicicletas podem ser deixados em segurança num parque pensado para o efeito

Aqui ficam os horários das atuações:

 

NOISERV (15.00h)MNOS-Noiserv.jpgCriado em meados de 2005 pelo músico David Santos, Noiserv tem vindo a afirmar-se como um dos mais criativos e estimulantes projetos musicais surgidos em Portugal na última década. O seu percurso tem sido marcado pela criação de canções intimas, capazes de despertar memórias intricadas entre a realidade e o sonho.

No currículo conta com o bem sucedido disco de estreia “One Hundred Miles from Thoughtlessness” de 2008, o EP “A Day in the Day of the Days” editado em 2010, e mais de quatro centenas de concertos em palcos nacionais e internacionais. Em 2014 a SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) premiou Noiserv com o prémio de melhor disco de 2013, à custa de “Almost Visible Orchestra”. O concerto do MINI NOS Primavera Sound vai mostrar o carácter multifacetado de Noiserv, o homem-orquestra, numa sucessão de processos simples e hipnóticos capazes de cativar miúdos e graúdos.

 

B FACHADA (16.30h)MNOS-B Fachada.jpgB Fachada é um dos autores e interpretes mais carismáticos da canção lusófona contemporânea.

Após o ritmo frenético da produção de discos e dos concertos ao vivo que o fizeram correr Portugal de lés a lés, e que contribuíram para que fosse uma das vozes mais ouvidas e seguidas da sua geração, B Fachada cumpriu um ano sabático em 2013, tempo em que maturou ideias e traçou caminhos para continuar a quebrar barreiras do pensamento e linguagem musical. Ao longo da sua carreira colaborou com um número impressionante de músicos, desmultiplicando-se no papel de músico, produtor e compositor. Ao MINI NOS Primavera Sound, B Fachada traz ‘É pra meninos’, o disco de canções para crianças que conta com a colaboração de Lula Pena

 

CLÃ (18.00h)MNOS-Cla.jpgEm 2011, no palco do Teatro Municipal de Vila do Conde, os Clã estrearam “Disco Voador”, um espectáculo para supernovos.

Respondiam assim ao desafio lançado pelas CURTAS de Vila do Conde, para inaugurar o Festival ESTALEIRO com um concerto para crianças. Feito integralmente de canções originais (a grande maioria, música de Hélder Gonçalves para as palavras de Regina, com excepção de dois temas com letras de Carlos Tê), o espectáculo foi recebido com grande entusiasmo pelo público e imprensa. Seguiu-se a gravação em estúdio das novas canções e a edição do álbum “Disco Voador” no final de Abril desse mesmo ano, tendo o disco atingido o galardão de Disco de Ouro e os seus dois singles, “Os Embeiçados” e “Asas Delta”, sido grandes sucessos de rádio.

A digressão do “Disco Voador” atravessou todo o país, com presença em teatros e auditórios, mas também em palcos de festivais e outros eventos ao ar livre. A par dos concertos, eram feitas, sempre que possível, oficinas em escolas nas inúmeras cidades por onde passava a digressão, levadas a cabo pela cantora e pelo compositor dos Clã. A aventura do “Disco Voador” terminou, naturalmente, em 2013 para a construção de mais um álbum de originais da banda, “Corrente”, editado na Primavera de 2014, e a apresentação em palco de nova digressão.

Agora, a propósito da primeira edição do MINI NOS Primavera Sound, os Clã regressam ao universo das canções para supernovos de todas as idades e voltam a embarcar no seu “Disco Voador”

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo