Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Festival do Vinho do Douro Superior…

No Douro Superior têm origem algumas das mais prestigiadas marcas de vinho do Douro. É para o celebrar que, de 20 a 22 de Maio, Vila Nova de Foz Côa recebe pelo quinto ano consecutivo o Festival do Vinho do Douro Superior. Organizado pelo Município de Foz Côa e produzido pela Revista de Vinhos, este é um evento que em muito tem contribuído para afirmar a cidade como “Capital do Douro Superior” e divulgar esta sub-região como terra de dinamismo e qualidade.

Douro Superio - Paisagem H.JPGPartindo desta premissa, o já habitual colóquio, que este ano se realiza na sexta-feira, dia 20 de Maio, no ExpoCôa, está subordinado ao tema “Douro Superior: Fronteiras da Liberdade” e recheado de convidados de peso. São enólogos, proprietários, administradores, comunicadores, criadores, todos de tarimba e prontos a discutir questões como o conflito entre a tradição e a inovação, a adaptação do terroir, a categorização do vinho do Porto e o que define a identidade do Douro.

 

O programa conta com Mateus Nicolau de Almeida (“Trans-Douro Express”), do actual projecto familiar Quinta do Monte Xisto, que irá representar a terceira geração de grandes enólogos durienses; João Brito e Cunha (“Velho vs. Novo Douro”), proprietário da Quinta de S. José e enólogo da Quinta da Touriga Chã; António Agrellos (“Tradição e/ou Liberdade”), enólogo autor dos prestigiados Douro e Porto da Quinta do Noval; e Luís Sottomayor (“Barcas Velhas e Novas”), enólogo da Sogrape e responsável pelo mítico ‘Barca Velha’, um filho de terras do Douro Superior – actualmente da Quinta da Leda.

 

O convidado especial é Mário Zambujal, jornalista e escritor, autor de livros como ‘Crónica dos Bons Malandros’, que irá abordar o tema ‘Vinho, fronteira e liberdade’. O colóquio encerra com o painel ‘Caminhos do Futuro’ em que participam Francisco (Vito) Olazabal, descendente da Ferreirinha e produtor da Quinta do Vale Meão; Joaquim de Almeida, proprietário do (recente) projecto Quinta de Vale de Pios; José Cordeiro, chef e proprietário dos restaurantes Porto Sentido (Porto), Chefe Cordeiro (Lisboa) e Moments (Luanda); Manuel Novaes Cabral, presidente do Instituto do Vinho do Douro e do Porto; Pedro Ferreira, escanção no restaurante Pedro Lemos; Nuno Magalhães, professor de agronomia; Manuel Lobo Vasconcelos, enólogo da Quinta do Crasto; e Duarte Fernandes, director comercial da Heritage Wines.

 

O Festival do Vinho do Douro Superior, desde 2012 a mostrar o melhor da região, tem entrada livre e permite aceder aos stands de cerca de mais de 70 produtores de vinho que vão marcar presença no ExpoCôa - Pavilhão de Exposições e Feiras, dando a provar os seus vinhos aos visitantes. Os stands de sabores e as “tasquinhas” serão também cartão de visita do festival e, tanto no vinho como na comida, a maior parte dos produtos em exposição estarão à venda no local. Serão centenas as iguarias a representar não só a cidade de Vila Nova de Foz Côa, mas também os concelhos circundantes de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

 

Um certame que veio para ficar e que conta, ainda, com diversas actividades paralelas: um concurso de vinhos, provas temáticas comentadas pelos jornalistas da Revista de Vinhos, animação de rua e música ao vivo são algumas das “atracções” que irão tornar a visita ao Festival do Vinho do Douro Superior num momento único para os apreciadores.

 

O programa detalhado do 5.º Festival do Vinho do Douro Superior será divulgado em breve