Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Filme de Naomi Klein marca apresentação do Cine'Eco Seia 2017

Tudo pode mudar: Oceanos, Clima e Economia é a proposta da edição 2017 do CineEco Seia, a ter lugar entre 14 e 21 de Outubro na cidade beirã. Inspirada numa das mais importantes obras sobre alterações climáticas, Tudo Pode Mudar: Capitalismo vs Clima de Naomi Klein, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela aponta assim a uma reflexão em torno da criação de um sistema social e económico próspero que abrace a sustentabilidade.

 

Recorde-se que Naomi Klein é, aos nossos dias, uma das mais reputadas pensadoras sobre os impactos da globalização e do capitalismo no crescimento sustentável e justo do planeta e da economia. Activista, escritora e realizadora, Klein é tida como uma das vozes mais influentes nas questões relacionadas com o clima, tendo reunido prémios e atenção mediática em torno da sua obra.

a0f076f6-3673-43ab-9efa-6c36507cb293

This Changes Everything, o documentário de Avi Lewis inspirado na obra da canadiana, representa uma épica tentativa de reflexão sobre os desafios impostos pelas alterações climáticas. Rodado em 211 dias, em nove países e 5 continentes, a longa apresenta nove retratos poderosos sobres comunidades fronteiriças mundiais, acompanhados pelos comentários críticos da famosa economista mundial, construindo uma prolífica linha de argumentação sobre a ideia de que é possível parar a crise das alterações climáticas através do redesenho do sistemas económico e social falhado proposto pela sociedade ocidental.

O filme será exibido esta sexta-feira, pelas 21h30, no Auditório da Casa Municipal de Cultura de Seia, naquela que será a sessão oficial de apresentação do festival. 

 

O ponto de encontro para o CineEco Seia volta a ser a Casa da Cultura de Seia, que, entre 14 e 21 de Outubro, albergará uma vasta programação de longas, curtas, documentários, reportagens de televisão, a par de uma competição dedicada aos filmes lusófonos da região e um programa de sessões especiais. No total serão mais de 100 filmes em competição, oriundos de mais de 25 países. O CineEco 2017, é organizado como habitualmente pelo município de Seia sendo este ano reforçado pela valorização dos recursos naturais preconizada pelo Festival iNATURE Serra da Estrela e que estará bem patente as atividades paralelas do Festival, como nas comemorações que antecedem a semana do CineEco.