Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Goat, Part Chimp, Sons of Kemet e mais… os primeiros anunciados para a edição 2016 do Milhões de Festa

O mistério acabou… à medida que o verão se aproxima, esgotou-se os primeiros 100 bilhetes para o festival e dissipam-se as nuvens por cima do Milhões de Festa e as tardes nas margens do Cávado deixam de ser uma miragem.

milhoes.jpg

A visão da Lovers & Lollypops e do Município de Barcelos fica cada vez mais perto da concretização entre os dias 21 e 24 de Julho, no Parque Fluvial da cidade, com o anúncio da primeira leva de nomes, que tem nos suecos Goat o nome maior, estrategicamente apoiados pelos Sons of Kemet, por Domenique Dumont, e pelo regresso da curadoria da promotora londrina Baba Yaga’s Hut.

 

Os Goat são um dos mais antigos namoros do festival e, em ano de se chegar à sétima edição a revirar Barcelos, o Milhões mune-se agora com a contribuição dos xamãs que canalizam séculos de comunicação humana numa expressão rock ácida e de proveniências antigas e indefinidas. A eles juntam-se os Sons of Kemet do prodigioso Shabaka Hutchings, que já havia passado pela cidade minhota em 2013 com Comet is Coming e Melt Yourself Down; o novo projecto do saxofonista londrino procura nas raízes da sua africanidade o ponto de partida para um futurismo inspirado em Sun Ra, de improviso jazzístico e com corpo orgânico.

Aos supracitados acrescerá a nova coqueluche da Antinote Records, o misterioso Domenique Dumont, que na sua expressão electrónica inspira anos 80 e expira ondas de dança.

Com a primeira remessa de confirmações vem, ainda, a curadoria da promotora londrina Baba Yaga’s Hut, que parte para a sua terceira encarnação em 2016. Para este ano, os britânicos inscreverão na história do Milhões a contribuição dos altíssimos e sempre furiosos Part Chimp, a electrónica exploratória dos Tomaga e o rock alienado dos Evil Blizzard.

GOAT.-2014-press-images-f-014.jpgGoat

Inspirados pelo vodu do norte da aldeia sueca de Korpilombolo (população 529), os Goat são a reincarnação de uma maldição centenária imposta sobre a vila, que se manifesta através de um excêntrico role-playing com máscaras primitivas sob um rock absorvente e intrusivo, um autêntico caleidoscópio de estilos reinventados e absorvidos que nos promete deixar possuídos durante todo o Milhões e fazer-se sentir em toda a ressaca. Preparem os analgésicos.

Sons of Kemet…

Shabaka Hutchings já cunhou a sua marca no Milhões de Festa, estávamos em 2014, e o saxofonista rebentou com os miolos de toda a gente no Taina com Comet is Coming, e ainda participou na festa mais rija do palco principal com Melt Yourself Down. Para 2016, o prodígio britânico regressa com mais um projecto, o ensemble de percussões vs. metais que catapultou o londrino, uma vez mais, para as bocas da crítica especializada. É como uma explosão jazz com o primitivismo rítmico dos tribalismos africanizados, um virus infeccioso e impossível de conter.

Domenique Dumont…

De identidade desconhecida (até para a própria editora, que se limitou a ouvi-lo/a), Domenique Dumont criou um pequeno universo que é uma autêntica lufada de ar fresco: uma colisão doce de eletrónica, dub e pop vinda diretamente dos trópicos, com faixas feitas à medida para a pista de dança e para os corações mais moles. É a formula perfeita para as noites mais frias do Milhões, sem que seja necessário recorrer ao calor humano.

 

Baba Yaga’s Hut presents

Part Chimp…

Clássicos da cena de Londres, os Part Chimp são a encarnação mais pura, dura e crua do rock, sempre a rolar por cima de todas as estruturas, agredindo tímpanos indiscriminadamente e riffando para pescoços de todas as proveniências. São, em súmula, o reflexo perfeito de uma editora que se baptizou Rock Action e é por isso que o trio captou as atenções dos escoceses Mogwai: porque são uns punks a soar a eles próprios numa aventura para salvar o rock de paragens mais aborrecidas.

 

Evil Blizzard…

Há coisas estranhas, e depois há Evil Blizzard: quatro baixos, um baterista que canta e cinco máscaras em palco a determinar o ritmo para uma javardice no wave distorcida. É assim que o quinteto britânico se apresenta em palco, e nem o calor o vai demover de uma demonstração horripilante de como fazer rock para movimentos pélvicos ao mesmo tempo que se promove uma sessão de castanhada.

 

Tomaga…

É através da exploração do espaço (seja ele físico ou imaginário) que os Tomaga criam formas dignas de fantasias mais obscuras, dando lugar a um psicadelismo elusivo que nos deixa entre aquele sítio onde ainda estamos conscientes e o próprio sonho. Tomaga parece o trabalho multi-instrumental moldado cuidadosamente através da letargia, que promete nos deixar estatelados quando passarem pelo Milhões.

 

O Milhões de Festa regressa ao Parque Fluvial de Barcelos nos dias 21, 22, 23 e 24 de Julho e os bilhetes já se encontram à venda por 50€ via Bilheteira Online e nos locais habituais, estando também e já disponível o pack com alojamento da Get a Fest.

A partir de 10 de Maio, os preços dos ingressos gerais fixam-se nos 60€.