Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Imagem do 8 ½ - Festa do Cinema Italiano da autoria do ilustrador e designer Fernando Reza

Da autoria do californiano Fernando Reza, também conhecido como Fro, a imagem da 9ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano - que acontece de 30 de março a 7 de abril, em Lisboa, e percorre depois diversas cidades do país - revisita a história e património do seu cinema, fazendo uma homenagem ao clássico 8 ½ de Federico Fellini, que dá nome ao festival e que será exibido, numa versão restaurada pela Cineteca Nazionale/Deluxe, com estreia marcada para o segundo dia da Festa, 31 de março, no cinema UCI - El Corte Inglés.

Cartaz_ festa do cinema italiano_2016.jpgUma imagem que celebra o sonho, o simbolismo, o encantamento e a magia do cinema e constitui também um tributo a Marcello Mastroianni (1924-1996), no ano em que se assinalam 20 anos do desaparecimento do mais famoso alter-ego cinematográfico de Fellini. Há ainda, na criação desta imagem, uma difícil separação entre o real e o imaginário, bem como a satirização do quotidiano e excentricidade das personalidades tão bem retratadas no universo Felliniano.

 

Fernando Reza venera Federico Fellini e 8 ½ é o seu filme preferido. Um encontro casual e feliz entre o designer e a Festa do Cinema Italiano. A viver em Los Angeles, trabalha habitualmente com galerias, cinema, televisão, ou mercado editorial. Disney, Paramount, Marvel, 20th Century Fox, Men's Health Gift Guide são alguns exemplos que marcam o seu percurso profissional.

 

8 ½: a obra prima de Federico Fellini... Com interpretação de Marcello Mastroianni, Anouk Aimée, Rossella Falk, Sandra Milo e Claudia Cardinale e banda sonora composta por Nino Rota, 8 ½ é considerado um dos melhores filmes da história do cinema e a obra prima de Federico Fellini.

Guido Anselmi é um realizador de cinema que tenta descontrair-se após o seu grande último êxito. No entanto, não consegue um momento de sossego, pois a sua mulher, a sua amante, o seu produtor e todos os amigos estão constantemente a pressioná-lo sobre uma coisa ou outra e procurando mais trabalho. Ele luta com o seu consciente, mas não consegue uma ideia nova. Enquanto pensa, começa a recordar os grandes acontecimentos da sua vida e todas as mulheres que amou e abandonou.

Altamente premiado, recebeu, em 1964, o Óscar para melhor filme estrangeiro e melhor guarda-roupa, tendo estado também nomeado para melhor realizador, melhor argumento e melhor direcção de arte.

 

Bilhetes para o 8 ½ Festa do Cinema Italiano disponíveis na Ticketline a partir desta quinta-feira, 25 de Fevereiro. As bilheteiras da Tickeline estão abertas a partir desta quinta-feira, 25 de fevereiro, para dois filmes da Festa do Cinema Italiano: sessão de abertura, O Conto dos Contos (Il raconto dei racconti), de Matteo Garrone (Itália, Reino Unido, França, 2015), que terá lugar no dia 31 de março, às 21h30, no Cinema São Jorge (Sala Manoel de Oliveira) e para cópia restaurada de A Vida é Bela (La vita è bella), de Roberto Benigni (Itália, 1997), que se realiza domingo, dia 3 de abril, às 16h30, também na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, uma sessão da secção Amarcord.

 

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano começa em Lisboa a 30 de março (Cinema São Jorge, UCI – El Corte Inglès e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema), estendendo-se até dia 7 de abril de onde segue para Cascais (15 a 17 de abril), Coimbra (18 a 20 de abril), Porto (21 a 24 de abril) e Loulé (12 a 14 de maio), Caldas da Rainha (13 a 15 de maio), entre outras, cujas datas serão anunciadas em breve.

 

Organizado pela Associação Il Sorpasso, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano conta com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, é uma parceria estratégica CML/EGEAC e uma co-produção com o Cinema São Jorge.