Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Mafalda Veiga… single "Não Me Dês Razão" com nova mistura e vídeo

Chega o calor e reforçam-se as razões para visitar e conhecer mais a fundo a “Praia” de Mafalda Veiga. “Não Me Dês Razão” é o terceiro single extraído do álbum produzido por Fred Ferreira (Banda do Mar, Orelha Negra, Buraka Som Sistema) e pela própria Mafalda, e que a confirma como uma das mais sólidas e apaixonantes escritoras de canções em português.

MV_Não me dês razão_single Cvr

Depois de “Olha Como a Vida É Boa” e “O Meu Amor”, “Não Me Dês Razão” carrega uma leveza estival que parece ter sido feita a pensar nestes dias mais alongados e em que o sol não pede permissão para nos invadir a disposição e os pensamentos. E faz-se daquela qualidade das grandes canções que permite que uma história pessoal, íntima e concreta possa, afinal, ter uma ressonância absolutamente universal. “Não Me Dês Razão” é uma canção que vive apenas no presente, que empurra os problemas para longe e tranca as tristezas fora do alcance por alguns instantes, para permitir um momento pleno de felicidade.

E soa a isso mesmo, à energia contagiante de uma partilha a dois que se basta a si mesma, sem necessidade de garantias, de certezas, de saudades ou de caminhos futuros. É radiosa porque não quer saber de nuvens no horizonte, ameaças de tempos magoados, feridas que nunca saram por completo ou ressentimentos que hão-de vir. Não há futuro nem passado em jogo, apenas o tempo de uma noite quente que pode ser a vida toda enquanto dura.

Tal como a maior parte de Praia, “Não Me Dês Razão” foi gravado ao vivo em estúdio, de forma a privilegiar um sentimento de espontaneidade e de leveza que percorre todo o disco, capaz assim de manter o mote simples na origem de algumas canções – como uma conversa entre amigos ou o som de um navio a deixar o porto de Lisboa. Cada um dos temas goza da delicadeza e da elegância a que Mafalda Veiga sempre nos acostumou, mas desta vez com a frescura proporcionada pelos arranjos trabalhados pela cantora com Fred, que assume também a bateria.

 

Sem uma ideia demasiado fixa em relação ao que pretendia, Mafalda, Fred, a restante banda e o guitarrista Frankie Chavez (em guitarra slide) foram descobrindo a natureza da música à medida que as repetições conferiam a Não Me Dês Razão esta forma final, solta e luminosa. Frankie Chavez é um dos convidados especiais de Praia, que conta ainda com as colaborações de luxo de Filipe Raposo, Dom La Nena, Ricardo Dias Gomes e Francis Dale.

 

Praia”, disco que vagueia por entre sonoridades pop dos dois lados do Atlântico e uma venturosa incursão pelas terras do fado, foi lançado a 18 de Novembro e é composto por nove canções escritas de impulso. Na sua edição especial, Praia faz-se acompanhar de um caderno idealizado e escrito à mão pela própria Mafalda, com notas, letras de músicas e fotos que acompanharam o processo de criação deste álbum em que, ajudada pela produção de Fred, Mafalda soa como nunca antes a tínhamos ouvido.

 

Talvez mais do que nunca, com a chegada do Verão e pela mão irresistível de “Não Me Dês Razão”, seja tempo de seguir Mafalda Veiga até à sua esplendorosa “Praia”. E saborearmos com todo o vagar do planeta estas canções que estão só á espera de se colar à intimidade de cada um.