Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

Mariano Marovatto apresenta vídeo "Lá cima ao castelo"

"Lá Cima ao Castelo" é originariamente uma moda cantada durante a Festa do Castelo que ocorre anualmente na primeira semana de maio em Monsanto, aldeia de Castelo Branco, na Beira. A festa celebra a vitória do povoado sobre o cerco de sete anos do exército Romano, durante o século II. Além da referência ao castelo e à gastronomia da festa, a letra gira em torno do flerte de um rapaz com uma moça. Mas isto é apenas a ponta do iceberg, ou melhor, do monte santo beirão.

Salvagem Portugal - 2 Anastasia Lukovnikova

photo: Anastasia Lukovnikova

 

Dentro do contexto da pesquisa etnomusicológica de Selvagem, Monsanto serve ao cantor como uma espécie de big-bang da lusofonia exaltada no álbum. O castelo, as casas, as calçadas, enfim, todas as construções de Monsanto são feitas de granito, a mesma pedra que presente em todos os morros e montanhas do Rio de Janeiro natal de Marovatto. Ao contrário do granito indomável carioca, foram muitos os povos que domesticaram o granito de Monsanto: visigodos, romanos, mouros, espanhóis de outrora, portugueses de todos os séculos. A profusão de mitos, o imenso cancioneiro e o linguajar peculiar desse monte único do território português é de fato espantoso e, logo, inevitável dentro do universo proposto por Selvagem. Outra curiosidade descoberta por Mariano é que lá vivem os últimos descendentes do navegador Pedro Alvares Cabral, o primeiro português a "descobrir" o Brasil em 1500. A escolha deste tema como o tema de lançamento do álbum em Portugal parecia portanto algo mesmo predestinado.

O video foi realizado pela cineasta russa Anastasia Lukovnikova - responsável pelo video de "Lampião", disco anterior a “Selvagem” - em outubro de 2016 durante a primeira visita de Marovatto ao povoado no qual surgiu a canção: uma espécie de "redescoberta" desta terra primeira - retorno ao início de toda a história luso-brasileira que percorre Selvagem. As imagens captadas por Anastasia tentam emoldurar a infinitude mitológica musical de Monsanto e servem como acompanhamento ideal para o arranjo tenso, repetitivo e, ao mesmo tempo, misterioso da gravação de Marovatto.

Salvagem Portugal - 7 Anastasia Lukovnikova

photo: Anastasia Lukovnikova 

 

O luso-brasileiro Mariano Marovatto nasceu no dia primeiro de abril de 1982, no Rio de Janeiro e desde 2016 vive em Lisboa. Escritor, cantor e compositor, Marovatto vem despontando como uma das figuras chaves de sua geração no Brasil, tanto na literatura quanto na música. “Selvagem” é o terceiro álbum de canções de Mariano Marovatto, porém nenhuma das canções é sua e sequer possuem uma autoria definida. O repertório em questão foi montado exclusivamente por temas folclóricos brasileiros e portugueses que foram deixados de lado pela linha evolutiva e pela memória musical do grande público nos dois países. Mariano Marovatto lança “Selvagem” já no próximo dia 3 de Fevereiro em Portugal.