Super Bock Super Rock… Chuva de poemas com Alexander Search
A responsabilidade de abertura do 23º Super Bock Super Rock esteve entregue a Alexander Search.
Alexander Search, projeto que “chega” da Africa do Sul, e que recupera o heterónimo de Fernando Pessoa, idealizada por Júlio Resende e composto pelo próprio e Salvador Sobral.
As expectativas eram grandes, sabendo-se de antemão de que quem estaria em palco seria Salvador Sobral, mas houve também quem não tivesse presente quem iria atuar como Alexander Search, ouvindo-se com surpresa expressões, “olha quem é…”. Salvador Sobral é Benjamin Cymbra e dá voz às canções da autoria de Júlio Resende ou melhor, de Augustus Search. O guitarrista Daniel Neto assumiu o papel de Marvel K., cabendo a André Nascimento a personagem de Sgt. William Byng na vertente eletrónica. A bateria e percussão esteve a cargo do talentoso baterista de jazz Joel Silva, encarnando o misterioso Mr. Tagus. Parco em palavras, Benjamin (Salvador) apresentou a banda e disse… “estamos aqui para cantar”..
Sem grandes surpresas, e vestindo a pele de Cymbra, Salvador superou todas as expectativas e conseguiu levar o público a acompanhá-lo nos desafios que colocava.
Percorreu todos os estilos musicais em palco, passando por temas com “Apollo Unto Neptune”, “If Only You Tell Me All”, “Comedy” ou “Why Did You Fall? If Only You Tell Me All”, e soube brincar com a sua própria personagem de Fernando Pessoa que encarnava e vestia dos pés à cabeça. Chegou a dizer que a sua roupa não estava adequada, e que estava com bastante calor, seria da roupa ou do ambiente de festival?
O seu humor tão próprio e inteligente foi surgindo ao longo do concerto, mas foi sem dúvida uma prova dada da sua capacidade de mobilização que se viu.
No final do concerto fez questão de fazer chover os poemas de “A Day Of Sun”, uma das faixas do disco de estreia, para levarmos para casa. Confessou que no seu pensamento essa “chuva” correria melhor…
Reportagem: Sandra Pinho
Fotografias: Paulo Homem de Melo