Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

The Cinematic Orchestra no terceiro dia de EDP Cooljazz (Reportagem)

Ao terceiro dia do Festival EDP Cooljazz, somos brindados nos Jardins do Marques do Pombal, em Oeiras, pelos The Cinematic Orchestra, a banda liderada por Jason Swinscoe.

DSC_0271 (Cópia).jpgUma viagem hipnotizante pelos sons “nu”, que transportam pelo universo de uma película obscura, invadindo Oeiras com a sobriedade do nu jazz e do groovie acid. Por momentos, o be bop de Miles Davis transporta os espíritos envolventes do público pelos anos negros da musica americana. Mas é Londres que espreita logo na terceira canção através das reminiscências de um acid jazz rebuscado do longínquo ano de 1991, muitos antes da banda ser formada.

DSC_0280 (Cópia).jpgComo uma batalha sinistra e cinemática, somos confrontados com um duelo musical com as estrias de sopro de saxofones. Sinistro mas envolvente, a magia dos sons limpos, de acordes soltos e ingénuos, interrompidos pela voz magistral, que irrompem pelos jardins numa magia sincera e única.

DSC_0368 (Cópia).jpgNo mundo cinematic os sons são globais. Os ritmos são espalhados e transmitem universos paralelos que divagam com o desenrolar do concerto. O obscuro do palco permite o fechar dos olhos para sentir a musica, para ouvir aquele "groovie" que idealiza cenários únicos, interrompidos pelo vibrar do saxofone.

Percussões desenfreadas, eletronica em comunhão com o analógico numa amalgama de sons.

Como em todas as orquestras, existe uma condução que segue uma linha com desvios e curvas sonoras que caracterizam as viagens musicais junto do público. Jason Swinscoe foi o condutor de uma noite plena de sensações.

DSC_0275 (Cópia).jpgMagistrais em palco, The Cinematic Orchestra provou mais uma vez a sua capacidade de conquistar um público exigente.

 

Alinhamento

- Burnout

- Child Song

- J Bird

- Tom Sax Loop

- To believe

- Lessons

- Breathe

- To build a Home

- Movie Camera

- All that you give

 

Reportagem: Sandra Pinho

Fotografias: Paulo Homem de Melo