Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glam Magazine

Glam Magazine

The Rolling Stones… Gravações raras feitas para a BBC lançadas na coletânea “On Air”

A 1 de dezembro de 2017 será lançada “The Rolling Stones - On Air”, uma coletânea de gravações de rádio raramente ouvidas dos anos formativos dos Rolling Stones. As músicas, incluindo oito que a banda nunca gravou ou lançou comercialmente, foram originalmente transmitidas em programas da BBC no Reino Unido, como Saturday Club, Top Gear, Rhythm and Blues e The Joe Loss Pop Show, entre 1963 e 1965.  Lançado em CD, duplo CD deluxe e em vinil colorido especial de edição limitada, estes temas oferecem uma visão da banda como uma força ao vivo constantemente surpreendente. Tal foi a frequência com que visitaram os estúdios da BBC nos anos 60 que o grupo constantemente se propôs a oferecer aos ouvintes algo diferente. Além das músicas que nunca apareceram em singles ou álbuns, existem sete faixas que foram estreadas na rádio antes de serem apresentadas em álbuns ou EPs.

on_air

Entre as 32 faixas está “Come On”, o single de estreia do grupo e também o primeiro tema a passar no icónico Saturday Club, apresentado pelo lendário Brian Matthew. “Come On” é agora lançado como a primeira faixa da coletânea e está disponível nos serviços digitais e de streaming. Outros destaques incluem "Fannie Mae" (originalmente gravada pelo bluesman Buster Brown, em 1959), “Hi Heel Sneakers”, de Tommy Tucker, e “Cops And Robbers”, de Bo Diddley. Se o disco do ano passado, “Blue & Lonesome", apresentou os Stones regressando às suas raízes depois de mais de 50 anos, “On Air” é o compêndio perfeito deste álbum, um tesouro cuidadosamente restaurado que coloca o ouvinte no início deste percurso avassalador.

 

Para ajudar a recuperar o espírito das músicas de quando foram interpretadas pela primeira vez, as fitas de gravação passaram por um processo chamado "separação de fonte de áudio", permitindo que os engenheiros de som dos estúdios de Abbey Road tivessem acesso, em faixas diferentes, à instrumentação original e às vozes, para que os temas pudessem ser reconstruídos, reequilibrados e remisturados, para obter um som mais completo e substancial.  “The Rolling Stones - On Air” dá-nos uma visão única dos dias formativos dos The Rolling Stones, anos antes do título de “A Maior Banda de Rock’n’Roll do Mundo” se tornar uma realidade.